Nova Veneza se transforma no destino principal da região e da cultura italiana no Brasil com a abertura da tão esperada Festa da Gastronomia Típica Italiana nesta sexta-feira (21). Em sua 18ª edição, o evento celebra os 133 anos de colonização italiana e os 66 anos de emancipação político-administrativa, e teve início nesta quinta-feira (20), às 20h. A festa se estende até o domingo (23), prometendo um espetáculo de sabores, sons e tradições.
"Foi um show ótimo, um povo excelente. Pelo primeiro dia de festa, estamos muito satisfeitos", enalteceu o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. O chefe do executivo municipal, assim como várias outras autoridades e representantes do povo neoveneziano participaram do programa Adelor Lessa especial direto da Festa da Gastronomia.
A Festa da Gastronomia é uma celebração anual que enaltece a rica herança cultural dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região. Durante o evento, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de comidas típicas, desde massas artesanais e pizzas autênticas até vinhos coloniais e finos, produzidos na cidade.
"Em primeiro lugar, o nosso povo, que é ordeiro, trabalhador, honesto. E depois, os nove mil hectares de arroz, metalurgia. Nova Veneza aprendeu a empreender, então temos multi empreendedores. Esse é o diferencial de Nova Veneza", frisou o presidente da Câmara de Vereadores do município, Elton Nuernberg.
Além da gastronomia, a festa é uma imersão na cultura italiana com uma programação diversificada que inclui apresentações musicais, dança folclórica e, claro, o Carnevale di Venezia, que convida o público a participar de um baile pelas ruas centrais da cidade.
“Muitos dos nossos restaurantes trazem consigo receitas tradicionais passadas de geração em geração. E isso garante a qualidade e o sucesso da nossa gastronomia, não só na festa, mas durante todo o ano”, destaca a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.
Este é um dos pontos altos do evento, trazendo a magia e o mistério das máscaras venezianas para Nova Veneza. Desfiles com trajes exuberantes e máscaras atraem os visitantes para a atmosfera encantadora dos carnavais históricos de Veneza, na Itália.
A expectativa para a festa é alta, com turistas de várias partes do Brasil confirmando presença. “Os nossos hotéis estão lotados e muitos turistas vão ter que buscar alternativas em cidades próximas. Isso é a prova da consolidação da nossa festa, que a cada ano conquista quem participa com a nossa cultura, jeito de fazer uma festa totalmente gratuita e com a participação de toda a cidade. Quem veio hoje já pode sentir o clima que será a festa nos próximos dias”, pontua o prefeito Rogério Frigo.
Dois palcos e mais de 40 shows gratuitos
Na abertura das festividades, a banda gaúcha Papas da Língua subiu no palco principal com os sucessos dos 30 anos do grupo. A turnê comemorativa “Reunião” está passando pelos principais palcos do país e grandes festivais. Neste retorno, o Papas resgata sua formação original com Serginho Moah (voz e violão), Leo Henkin (guitarra e violão), Zé Natálio (baixo) e Fernando Pezão (bateria).
Até o dia 23, mais de 200 artistas vão se apresentar nos palcos da Festa, trazendo muita música italiana, regional, grupos de dança e corais. Entre as atrações que já são sucesso entre o público estão a dupla Neguinho e Emanuel, Família Azzolini, Elton e Everton, Brenno e Edu, JJSV, Bloco do Fiui, entre outros.
Todos os shows são gratuitos e a programação completa pode ser conferida no Instagram oficial da Prefeitura de Nova Veneza (@prefeituranovaveneza).