O novo decreto para as medidas restritivas de combate à Covid-19, foi prorrogado nesta quarta-feira, 30, para mais duas semanas. Tratam-se das regras sanitárias que vem se estendendo desde março, como por exemplo, o limite de pessoas em funcionamento de serviços considerados não essenciais.
Além disso, também foi estabelecida a nível nacional, a proibição de público em eventos esportivos por mais 60 dias. “Nós estamos tendo sucesso, há uma contenção da evolução do número de casos ativos em Santa Catarina, isso é perceptível”, destacou o Secretário de Saúde do estado, André Motta Ribeiro, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Ainda de acordo com o secretário, a projeção é que até outubro toda a população já tenha recebido pelo menos a primeira dose da vacina em combate ao vírus. Por isso, o governo já conta com a possibilidade de autorização para eventos futuros que possam reunir mais de 500 pessoas. “Nós temos muitos eventos e muitas feiras, então o governo estava devendo isso, um calendário para que os setores possam se organizar", enfatizou.
As fiscalizações continuam sendo realizadas pela Vigilância Sanitária, sendo de responsabilidade dos municípios em parceria com o estado e a Polícia Militar.