A nova geração do Fiat Ducato 2023 começou a ser vendida na Fiat Trentino. Este que é um dos veículos comerciais mais clássicos e populares do mercado brasileiro chega à quarta geração, com novo design, novo motor mais econômico, maior e com mais capacidade de carga. Para apresentar os novos modelos, a concessionária realizou um evento para clientes e parceiros.
Entre os convidados, estava o empresário Marcelo Fernandes, do ramo de transportes e turismo. Ele comprou o primeiro Ducato em 2021 e confirma o custo benefício do utilitário. “Pesquisamos muito até que escolhemos pelo minibus da Fiat sabendo dos diferenciais da montadora e da economia dele, e no nosso dia a dia comprovamos a resistência e os benefícios”, frisou.
As atualizações chegam nas versões furgão e passageiros. A primeira, batizada de Cargo e Maxicargo, com 11 e 13 m³ respectivamente. Além disso, há a Multi, com 13 m³, e para passageiros, o Minibus com 17 e 19 lugares.
O utilitário usado como van para transporte de carga ou passageiros, e que também pode ser convertido em motor home ou ambulância, evoluiu em beleza - ficou com aspecto mais moderno, e ainda agregou funcionalidades: o para-choque em plástico preto é dividido em vários segmentos para evitar uma troca do conjunto completo; nas laterais, maçanetas verticais e proteções em plástico preto; as rodas de aço são sem calotas; e as lanternas traseiras estão posicionadas acima.
O motor também é novo - turbodiesel 2.2, 140 cavalos, equipado com sistema start & stop, e comprovadamente 13% mais econômico com média de 10 km/l na cidade ou 9,9km/l na estrada, com câmbio manual de seis marchas, sendo a sexta marcha a função overdrive que auxilia na economia de combustível.
Com relação à capacidade de carga, o novo Fiat Ducato, além de ser maior, ainda possui portas traseiras com abertura de 270º, que ajuda nas operações de carga e descarga. Na parte interna, o modelo oferece ganchos de fixação para amarração dos volumes e a porta lateral tem abertura de 1,25 metro de largura com 1,75 metro de altura.
Os benefícios das mudanças se estendem aos motoristas, visto que agora são 37 litros de capacidade na cabine, há ajuste de altura nos bancos, ajuste para lombar e apoio de braço, além de ar-condicionado, direção hidráulica e uma ampla lista de equipamentos.