Para dar continuidade a comemoração dos 172 anos da presença de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, o Santuário dedicado a padroeira iniciou neste sábado, 15, mais uma edição da Talhas de Caná. A semana de oração que antecede as festividades - que costumeiramente acontecem em 4 de maio, porém devido ao Coronavírus foram transferidas para o mês de agosto, se estende até a próxima sexta-feira, 21.
A missa de abertura da 10ª Campanha das Talhas de Caná foi presidida pelo reitor do Santuário, Padre Maxssuél da Rosa Mendonça e concelebrada pelos vigários padre Oscar Paulo Pietsch e padre Richardson de Souza.
Em sua homilia, o reitor reforçou o exemplo de Maria na vida dos cristãos, já que, neste fim de semana, a igreja celebra a assunção de Nossa Senhora. "Na assunção de Maria encontramos o destino da humanidade que foi redimida em Cristo Jesus, destino dos batizados, dos que trabalham para Deus e o seu Reino. Nesta solenidade contemplamos aquilo que deverá acontecer a cada um de nós, se guardarmos e vivermos os mandamentos de Deus", afirmou.
O sacerdote reiterou a motivação da realização das Talhas de Caná e pontuou o momento oportuno para que o milagre aconteça na vida dos fiéis. "Nesta semana com Maria, vamos trazer as talhas de nossas vidas, as talhas de nossas famílias. Algumas estão vazias de amor, outras secaram nas preocupações. Vamos encher as talhas, como nos pede Jesus. Vamos apresentar a nossa água para que o Senhor transforme em vinho da alegria", disse.
Ao fim da celebração aconteceu a bênção do novo manto de Nossa Senhora Mãe dos Homens, neste ano doado pela professora araranguaense Rosa Nagel. "Essa doação é fruto de uma graça alcançada. Neste belo manto contemplamos a temática da 172º romaria e festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens: 'Com Maria Mãe dos Homens, seguimos Jesus, restaurando as famílias'. Estamos felizes por tudo que estamos vivendo".
Neste ano o manto será colocado na imagem no próximo sábado, 22, quando acontece a coroação.