Joster Favero foi empossado oficialmente como presidente da Fundação Cultural de Criciúma nesta segunda-feira (16), no Paço Municipal Marcos Rovaris. O empresário também é presidente da Via Gastronômica e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da região Sul, além de conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
"O grande desafio é você sair da iniciativa privada e vir para um órgão público. A gente já tem um envolvimento com o setor por estar atuando pelo turismo e pela gastronomia. Agora, é juntar esses pontos todos com a cultura, porque nós temos grandes manifestações culturais na nossa cidade, nos bairros e escolas. É um dos melhores setores para se desenvolver e estamos com estrutura e equipamentos voltados para isso", afirma Favero.
O presidente da FCC quer, agora, sentar junto à equipe e entender quais projetos estão em andamento. "Vamos proveitar a base que o meu antecessor deixou. São 2,5 mil leitos disponíveis em hotéis. Na região, chega a quase três mil e 500 estabelecimentos de gastronomia. Dentro dos movimentos como o de dança, teatro, hip-hop e coral, nós podemos marcar o turista que vem visitar a cidade", acrescenta.
Zalmir Casagrande, que se despediu da função na última semana, deu boas-vindas ao empresário. "São muitas cobranças, mas nós, como empresários, não temos receio. Até gostamos. O pessoal me pergunta na rua se briguei com o prefeito. Não briguei, gente, estou saindo porque a vida da gente transcende a vontade e preciso estar fora para me dedicar a outras coisas. Tive bastante aprendizado", enfatiza.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, na oportunidade, afirmou a Joster que "você é a pessoa certa, no lugar certo, para colocar Criciúma no lugar certo", disse. "Teu grande papel é dizer o que temos na cidade. Única coisa que não pode pedir é para trazer o mar para o município, qualquer outra coisa, pode contar comigo. Somos grandes e fortes, mas não somos uma ilha, precisamos das cidades da região precisamos ajudar eles", ressalta.