Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo rotativo: Cobranças começam na semana que vem em Criciúma

Próximos dias serão de adaptação aos motoristas; entenda como irá funcionar

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 24/10/2022 - 09:34 Atualizado em 24/10/2022 - 09:45
Foto: Jhulian Pereira/Decom
Foto: Jhulian Pereira/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O novo estacionamento rotativo já está em funcionamento em Criciúma. A partir desta segunda-feira (24), o sistema entra em uma semana de adaptação, com o objetivo de orientar o motorista e, por esse motivo, as irregularidades não serão autuadas e nem haverá cobrança de qualquer valor até o dia 31 deste mês. 

A nova Zona Azul passa a contar com 2,4 mil vagas - com possibilidade de expansão - e 39 parquímetros.  O novo rotativo terá reajuste de preço, com o valor da vaga por hora passando de R$ 2,00 para R$ 2,50. De acordo com o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana, quem ainda tiver o ticket de papel pode trocá-lo por créditos no novo formato. Basta procurar a empresa Gerestar e solicitar a substituição. 

"A partir de hoje, as pessoas que vão ao Centro de Criciúma podem esquecer o papel e entrar na tecnologia. Agora, ao invés de utilizar o ticket no para-brisa, você pode usar o seu celular, também os parquímetros, lojas conveniadas e os monitores. Também há uma ampliação do método de pagamento, haja vista que até sexta-feira era aceito somente direito, e agora pode pagar também por pix e cartão de crédito ou débito", destaca. 

Outra opção é aplicativo do rotativo, o Gerestar Criciúma, também será utilizado para ocupar e liberar vagas e que já está disponível para download nos celulares. Em caso de irregularidades, os agentes de trânsito serão acionados para fazer a autuação. A Zona Azul seguirá com o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h nos sábados.

Tempo de tolerância 

Conforme o coordenador do rotativo, ainda não há um tempo de tolerância definido, uma vez que o assunto ainda está em discussão. No entanto, estima-se que este tempo varia de três a cinco minutos sem cobrança. Outra preocupação da população é o momento de buscar os filhos em frente às escolas. "As pessoas podem ficar tranquilas que em horários de pico, como das 11h30 às 12h que é a saída das crianças, não haverá cobrança para estes pais", explica. 

Importante destacar que as vagas podem ser utilizadas por, no máximo, por duas horas, conforme prevê a legislação. Nas zonas verdes, o limite chega a cinco horas. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito