O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região de Balneário Camboriú, João Luiz Demantova, é um dos painelistas do Fórum Rincão do Amanhã que será realizado neste sábado, 29, no Balneário Rincão. Ele possui formação em Engenharia Civil e tem atuado fortemente no desenvolvimento de projetos municipais, os quais envolvem tanto o setor público quanto o privado. Ele esteve na noite desta sexta-feira, 28, no programa Ponto Final na Rádio Som Maior.
Em se tratando dos projetos que Demantova participou, ele destaca que o que mais marcou, do ponto de vista do planejamento estratégico, que foi o InovAmfri, iniciado em 2016. Esse é um projeto regional, com um planejamento de desenvolvimento econômico e social para os próximos anos, com a participação do Governo do Estado, Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. "Foi um projeto muito desafiador, muito curto em espaço de tempo, apenas dois anos, e deixou um legado muito bom para a região", apontou.
A elaboração de pautas para cidades-balneários apresenta outros fatores. "O primeiro critério a ser considerado é o da sazonalidade, da flutuação da população. Os balneários tendem a ter no turismo a sua principal atividade econômica", considerou, lembrando a importância de uma estrutura maximizada para dar atendimento à demanda do pico do verão. "É um desafio que precisa ser muito bem dosado", observou Demantova.
É importante que tais municípios, como o Balneário Rincão, não dependam apenas do turismo. "É importante definir vocações que possam ser reforçadas e ofereçam alternativas", destacou. Entre os segmentos que podem ser acolhidos em cidades com este perfil está a indústria da tecnologia da inovação. "Essa indústria inovadora agrega muito ao salário das pessoas, é limpa e altamente sustentável. Evidentemente que criar polos de inovação também é um grande desafio", pontuou.
O Fórum Rincão do Amanhã começa às 8h deste sábado, no Mampituba Praia Clube, com transmissão da Rádio Som Maior e cobertura online simultânea do 4oito.