A cidade de Araranguá, no sul do estado, é conhecida em todo o Brasil por ter o melhor mel do mundo. O título veio graças ao trabalho dedicado do farmacêutico bioquímico, Célio Hercílio Marcos Silva.
Dr Célio contou um pouco da sua história em entrevista ao programa Nomes e Marcas da rádio Som Maior. Com forte espírito empreendedor, desde muito jovem começou a trabalhar para buscar o sustento. "Sempre fui muito independente. Minha família não tinha condições de me sustentar e por isso sempre trabalhei. Para pagar a faculdade cheguei a ter um bar."
Antes de desbravar o mundo do mel ele teve que se adaptar na chegada a Araranguá. "Decidi vir para Araranguá e fiquei durante três meses morando em um acampamento no Morro dos Conventos com os três filhos e a esposa. Paralelamente comecei a trabalhar com apicultura e fui deixando o laboratório. Decidi me dedicar de corpo e alma à apicultura."
Dr. Célio iniciou suas atividades no ano de 1977 como apicultor e pesquisador da apiterapia. Participou de cursos e congressos na Argentina, Suíça, Israel, China, Eslovênia, Austrália, Irlanda, Ucrânia, Coreia, entre outros. Estudou muito sobre os usos terapêuticos da Geléia Real, Mel e Pólen. A partir de toda a experiência adquirida montou a empresa Prodapys.
"Hoje quem administra são meus 4 filhos eu apenas estou monitorando."
Acompanhe a história desse farmacêutico que hoje é referência mundial no aproveitamento do mel. Com apresentação de Adelor Lessa, o programa Nomes e Marcas volta a ser exibido nesse domingo às 11h30min, na rádio Som Maior.