Trabalhando diariamente com toda sua frota referenciada, o hospital São José está preparando mais leitos para o tratamento e o isolamento de casos confirmados e suspeitos de coronavírus. O hospital conta com pacientes internados e alguns suspeitos já em UTI, com quadros pulmonares mais graves e lesões mais intensas.
Apesar disso, o diretor técnico do São José, Raphael Elias Farias, ressalta que o hospital está pronto para o atendimento necessário. “O hospital está preparado, temos 4 UTI’s, são 40 leitos e a possibilidade de uma expansão de mais 10 leitos”, afirmou o diretor.
O Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina vem disponibilizando os kits de testes rápidos, que são aplicados em pacientes suspeitos com quadros pulmonares mais intensos. Mesmo que a suspeita de COVID-19 seja baixa nesses casos, estes são testados e entram nos boletins como suspeitos.
“Todo paciente com quadro respiratório grave nós fazemos a coleta e, até sair o resultado, o deixamos em isolamento. No contexto atual de uma transmissão comunitária, esses pacientes precisam ser deixados isolados”, comentou Raphael.
Quando comparado a média da curva de transmissão nacional nos primeiros 10 dias, o crescimento de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina não é tão rápido. Para Raphael, isso se deve às atitudes de de isolamento dadas pelo governo e também a adesão da população que está preocupada e praticando o isolamento social.