Um detalhe burocrático que poderia impactar na continuidade das obras na Serra do Faxinal, a SC-290, entre Praia Grande e Cambará do Sul, foi resolvido. Havia a possibilidade de que os trabalhos fossem paralisados até a emissão da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) - que ainda não foi nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica -, a empresa responsável pela obra, a Fraga Construções e Engenharia, de Braço do Norte, já está instalada no município, inclusive, com a usina de concreto.
"Conseguimos, juntamente com a equipe da Construtora Fraga, reverter esta situação. A empresa conseguirá fazer a frente de trabalho sem a necessidade deste parecer técnico, como uma licença, para supressão vegetal de árvores acima de 10 centímetros. Isso deve sair nos próximos 15 dias", explica. "A obra não para", garante o prefeito.
Procurada pela reportagem do Portal 4oito, a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirmou que a ASV deve sair em até 20 dias. Posteriormente, ela será liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e encaminhada à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE).