Com apenas um toque, um dispositivo indica qual é o produto que está na prateleira a uma pessoa com deficiência visual. Isso é possível graças ao óculos OrCam MyEye, uma tecnologia israelense capaz de capturar imagens e converter as informações em áudio. Cocal do Sul é o primeiro município da região a receber o equipamento e apresentou a novidade na manhã desta terça-feira (5).
O principal benefício é dar maior liberdade para pessoas com deficiência visual. O equipamento tem sete funções. A principal delas é a leitura, transformando qualquer texto em áudio sem precisar manter o livro erguido. A tecnologia identifica cores, cédulas, euros, dólares e reais. Lê em português, inglês e espanhol, além de identificar produtos e gravar até 150 rostos.
O sul-cocalense Alexandre Rzatki foi o beneficiado com a tecnologia. "O óculos atende ao que eu mais precisava, a leitura de documentos e livros que eu necessito fazer por causa do meu trabalho. A questão de aprender com ele ainda vai levar um tempo, mas é tudo o que eu mais precisava. Uma máquina que me deixasse com as mãos livres no computador e que pudesse andar com o cão-guia", relatou.
Confira uma demonstração:
Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, o investimento foi de R$ 33 mil com recursos do Legislativo. "Nós mostramos que a ciência e a tecnologia podem e devem ser usadas a serviço do bem. Há um tempo, o Alexandre nos procurou com a proposta de um óculos que mudaria a vida dele. Começamos a pesquisar sobre valores e como faria para adquirir, junto com o jurídico e com os vereadores. Tudo foi pesquisado com muito carinho para que chegássemos nesse dia", enfatizou.