Apenas oito times vão disputar a edição 2019 da Copa Santa Catarina, competição organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e que dá ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2020. A disputa iniciará em 8 de setembro e a decisão está marcada para 24 de novembro.
Dos oito participantes inscritos, apenas um do sul do estado, o Atlético Tubarão. O Hercílio Luz oficializou a desistência na semana passada e o Criciúma nem especulou a possibilidade neste ano. Na temporada passada o Tigre ainda chegou a estudar a chance de colocar uma equipe B na competição, mas a ideia não prosperou.
Seis clubes são da Série A do Catarinense, e dois deles usarão seus times B para a Copa: Figueirense e Avaí. Os outros da elite que brigarão pela Copinha são o Brusque - ainda envolvido na Série D e brigando por acesso no Brasileiro -, Marcílio Dias - de boa campanha no Catarinense -, Joinville - que não passou da primeira fase da quarta divisão nacional - e o Tubarão. Além do Hercílio e do Criciúma, Metropolitano e Chapecoense também não se inscreveram na Copa entre os times que disputaram a Série A estadual neste ano.
Da Série B, que está em andamento, apenas dois clubes pediram vagas: Almirante Barroso e Fluminense de Joinville. Os demais, entre os quais o Próspera, não quiseram as vagas. O Time da Raça chegou a projetar a possibilidade de disputar a Copinha há alguns meses, mas declinou do convite.
A Copa Santa Catarina terá a primeira fase em pontos corridos, em jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas. Os quatro melhores vão classificar para as semifinais, que serão disputadas em mata-mata, apontando os finalistas, com jogos de ida e volta até que seja apurado o campeão.
Copa SC - Primeira rodada, 8 de setembro
Em Itajaí - Almirante Barroso x Avaí
Em Florianópolis - Figueirense x Joinville
Em Brusque - Brusque x Tubarão
Em Joinville - Fluminense x Marcílio Dias
As origens e os campeões
Esta será a décima oitava edição da Copa Santa Catarina. A primeira foi disputada em 1990 e vencida pelo Figueirense. O sul do estado conquistou o primeiro dos seus quatro títulos em 1991, com o Araranguá. O Criciúma tem uma taça, a de 93. O Próspera chegou a um vice-campeonato, em 2006, perdendo a final para a Chapecoense. Tubarão tem dois títulos, um como Tubarão Futebol Clube e outro como Atlético Tubarão, o mais recente, em 2017.
O Hercílio Luz chegou na decisão do ano passado, perdendo a taça para o Brusque, que é o maior campeão, com quatro conquistas, ao lado do Joinville.
Copa Santa Catarina - Os campeões e vices
1990 - Figueirense e Brusque
1991 - Araranguá e Figueirense
1992 - Brusque e Inter de Lages
1993 - Criciúma e Figueirense
1995 - Avaí e Joinville
1996 - Figueirense e Chapecoense
1998 - Tubarão e Criciúma
2006 - Chapecoense e Próspera
2007 - Marcílio Dias e Joinville
2008 - Brusque e Joinville
2009 - Joinville e Metropolitano
2010 - Brusque e Joinville
2011 - Joinville e Brusque
2012 - Joinville e Marcílio Dias
2013 - Joinville e Metropolitano
2017 - Atlético Tubarão e Brusque
2018 - Brusque e Hercílio Luz