Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Operação do Imetro avalia qualidade do material escolar em Santa Catarina

Foram analisados mais de 16 mil itens

Por Redação Florianópolis, SC, 17/01/2023 - 12:11 Atualizado em 17/01/2023 - 14:19
Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma operação do Governo do Estado, por meio do Imetro, avaliou itens do material escolar para verificar se estão dentro dos parâmetros previstos em lei. Foram analisados, entre os dias 9 e 13 de janeiro, 16.070 artigos escolares vendidos em estabelecimentos. Todos foram aprovados.

Cadernos, agendas, fita adesiva, cola, corretivo, folha A4, guache, papel crepom, entre outros passaram pela avaliação. Um dos pontos fiscalizados é se a quantidade (dimensões, peso, volume, número de unidades) encontrada na embalagem é a mesma indicada pelo fabricante. O Imetro também analisa a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados; bordas cortantes; e pontas perigosas.

E-commerce

Se a opção for pela compra online, é necessário conferir, em primeiro lugar, se o site em questão é confiável e redobrar os cuidados com a segurança das crianças em relação aos produtos adquiridos. Os itens vendidos por plataformas digitais também devem exibir o selo do Inmetro.

Fique de olho

O Selo do Inmetro deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto. No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o selo do Inmetro deve estar próxima ao produto.

Caso sejam encontrados artigos sem o selo no mercado formal, é possível denunciar à Ouvidoria do Imetro no 0800 643-5200 ou pelo e-mail [email protected].

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito