Nove pessoas foram detidas em flagrante na manhã desta segunda-feira (20) por furto de energia elétrica no Residencial Jardim União, no bairro São Sebastião, em Criciúma. A ação faz parte da Operação Ordem Pública II, que conta com a participação da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
Segundo a Polícia Militar (PM), o objetivo da operação, que já está em sua segunda edição, é identificar em pontos específicos do município, situações irregulares capazes de afetar a segurança, a tranquilidade e a salubridade dos moradores. Foram constatadas irregularidades no sistema de captação de água (cisternas); sistema de segurança contra incêndio (inexistente ou com irregularidades); furto de energia (ligações clandestinas) e apreensão de drogas.
Foram desativadas 22 ligações ilegais de energia, sendo que nove pessoas foram detidas em flagrante pelo crime de furto. A estimativa é que foram recuparados 4.400 KW/h. Também foi lavrado um Termo Circunstanciado em razão de uma apreensão de maconha, além da notificação de irregularidade administrativa em virtude de falhas no sistema de prevenção à incêndio.