A região carbonífera é marcada pela presença forte de grandes empreendimentos gastronômicos. Alguns dos mais marcantes e apreciados, sem dúvidas, são os do Grupo Ghellere, que atraem muitos turistas e amantes da boa mesa no circuito Siderópolis a Nova Veneza. Para quem quer provar uma comida típica italiana de primeira qualidade, eles são referência.
Em 2020 o grupo completa 40 anos de existência. Começou pequeno, em Siderópolis, às margens do Rio São Bento. “Começou com um negócio pequeno na beira do rio, onde meu pai montou um barzinho e vendia bastante cachaça, milho verde e fazia pastel. Aí o cliente começou a exigir mais alguma coisa, até que começou a fazer almoço, a tradicional galinha com polenta, e foi crescendo”, destacou um dos diretores do grupo, Joceli Ghellere, o Chico.
Em 1986, o pequeno negócio da beira do rio já havia virado uma empresa registrada. O Ghellere virou um dos restaurantes mais tradicionais de Siderópolis e, no início da década de 90, passou por uma reforma que iria o transformar ainda mais. “Contratamos arquiteto e tudo, tínhamos dinheiro para pagar um projeto na época. Eu disse: isso aqui é para o ano 2000, mas em 1995 ficou pronto”, disse Chico.
O diretor acreditou na sua terra e manteve o Ghellere em Siderópolis mesmo, depois de reformado. Na época, o restaurante era muito recebido em finais de semana e, então, tempos depois, surgiu a Casa do Chico para trabalhar também durante a semana - em Nova Veneza, desta vez.
“Lembro que quando comprei o imóvel eu queria colocar uma galeteria, mas a minha esposa queria colocar uma pizzaria. Chegamos ao consenso que encaixamos: galeteria e pizzaria junto. Deu muito certo, foi assim que começou”, ressaltou o diretor.
Confira também - Histórias do Grupo Ghellere contadas no Nomes & Marcas
A Casa do Chico inaugurou juntamente com a praça de Nova Veneza, que passou por uma grande reforma na década passada, com a implementação da gôndola e muito mais. “Agora já são oito anos de Casa do Chico. Quando foi a obra, Nova Veneza também estava em obras. A praça e a Casa foram inauguradas juntas”, disse Daniele Possamai Ghellere, também diretora do grupo.
Os capítulos inéditos são levados ao ar toda sexta-feira no Programa Adelor Lessa.