As pessoas vão à uma determinada palestra, geralmente, em busca de ensinamentos, novos aprendizados. Mas poucos se perguntam o caminho que o palestrante percorreu até chegar naquele palco. O vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e diretor-geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, Alexandre Slivnik, é um dos que repassa estes ensinamentos a palestrantes.
Atualmente morando em Orlando, ele falou ao Programa 60 Minutos, da Rádio Som Maior, sobre o Programa Legacy, criado por ele e que treina palestrantes. “Muitos acham que existem fórmulas prontas para que as pessoas sigam e fiquem ricas dando palestras. O Legacy foi criado com a ideia inicial de ensinar as pessoas a mudar de vida, a transmitirem uma mensagem. Muitas pessoas conseguem fazer uma palestra, mas poucas conseguem ganhar dinheiro dando palestras. É claro que existem técnicas que ensinam as pessoas a falar em público”, disse.
Slivnik explica que a ideia do Legacy é o conceito da maratona. “Surgiu um herói grego que assim que a Grécia ganhou a guerra contra os persas, ele saiu correndo por 40 quilômetros para comunicar esta vitória. Ele se sacrificou, mas conseguiu transmitir a mensagem da vitória. A ideia é criar mensageiros de alta performance e fazer com que os palestrantes ganhem dinheiro. É importante ter um propósito, que é mudar vidas. Um pai mudando a vida de um filho, um professor de um aluno, um líder de um liderado e um palestrante de uma grande plateia”, destacou.
Sucesso brasileiro em solo americano
Ele fala que o mercado dos Estados Unidos é melhor que o do Brasil, mas quem faz mais sucesso são os palestrantes brasileiros e salientou alguns motivos. “Os brasileiros se destacam no mercado americano, o brasileiro é mais informal, coloca histórias engraçadas, histórias emocionantes, consegue colocar a emoção que poucos americanos conseguem. Por mais que o mercado americano é maior, a forma do brasileiro falar é muito melhor que o jeito americano, tanto é que muitos brasileiros estão fazendo sucesso no mercado americano”, disse.
Além disso, Slivnik, dá algumas dicas para que uma pessoa dê os primeiros passos neste segmento. “Falar em público é o principal medo da humanidade. Muita gente tem muito conhecimento, mas tem medo de arriscar, de pegar o microfone e falar em público. Quanto mais treina é melhor. Fale todos os dias por cinco minutos no espelho e você vai se ver ao falar em público. Chame os amigos mais próximos para que eles falem o que você fez de certo e de errado para você ir criando confiança”, finalizou.