Emoção e várias ações extraordinárias marcaram a premiação da outorga “Zilda Arns”, na manhã desta quarta-feira (26), que reconheceu personalidades e entidades brasileiras e mundiais que se destacam por seu trabalho em favor de crianças e adolescentes.
“Estou há mais de 10 mil quilômetros da minha casa, mas ao chegar a Forquilhinha me senti em casa ao visitar a sede da Pastoral e ao estar nesse seminário. Essa é a casa da criança, da proteção, da saúde, da educação e do compromisso pela infância. Sinto um sentimento de gratidão por este reconhecimento por nosso compromisso e dedicação com a primeira infância e levo para casa essa medalha com tanta emoção e respeito. A doutora Zilda Arns nova heroína brasileira dizia: 'não há ser mais justo e prefeito que uma criança, mas sabemos também que é um ser frágil e dependente'. E o nosso compromisso e o meu trabalho é dedicado a proteção a criança contra o maus tratos e promover o direito da criança a crescer em família”, revelou Jesús Palácios, Doutor em Psicologia e Professor de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Universidade de Sevilha, na Espanha.
A representante do CIESPI, PUC/RIO, Irene Rizzini lembrou que doutora Zilda Arns é uma inspiração para o seu trabalho. “Ela foi uma pioneira impressionante no combate à fome, muito antes de ser tomar uma bandeira importante para o nosso país. Nós vivemos muitos desafios no nosso país hoje, nós temos um legado histórico de muitas desigualdades. Somos um país rico, lindo, espetacular, mas profundamente desigual e isso afeta profundamente a toda a população, mas principalmente, às crianças que crescem num planeta de não ter um futuro. Essa lembrança nós da energia para seguir nosso trabalho” afirmou a homenageada.
O seminário continua com temas importantes como Proteção à infância pós pandemia, convivencia familiar e comunitária, Morçamento criança (FIA), desenvolvimento psicologico na Primeira Infancia e o impacto do uso das tecnologias, são alguns dos temas até o dia 27 de abril, no Hotel Oma Zita.
O evento chega a oitava edição realizado na cidade natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lilian Arns, destaca que o objetivo do encontro é discutir as políticas públicas para a primeira infância nos diversos níveis, buscando a proteção integral, voltando para Forquilhinha os olhares do mundo todo, o que torna a cidade uma referência quando o assunto é primeira infância.
“O seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que, a exemplp de Dra Zilda Arns, lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional e internacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso”.
O prefeito de Forquilhinha, Jose Claudio Gonçalves, pontua que o seminário cumpre um importante papel em manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. “Serão dias importantes que debatendo as principais ações desenvolvidas no mundo em prol da primeira infância. A cada ano, o evento cresce e trazemos personalidades que atuam em várias frentes deste importante tema”.
Homenageados
Entre os homenageados deste ano estão grandes nomes a nível nacional e internacional, como Jesús Palácios, da Universidade de Sevilla, Espanha; Salvador Herência Hinojosa, Secretario Técnico Del Grupo Directivo Inversión em la Infancia, do Peru; Ivania Ghesti, do Conselho Nacional de Justiça, entre outros palestrantes que proporcionarão o mais alto debate sobre primeira infância na atualidade.
Pacto Nacional
Ainda na programação do evento, na sexta-feira, dia 28, na Casa Mãe Helena, acontecerá a reunião para implementação do Pacto Nacional pela Primeira Infância em Santa Catarina promovido pela Conselho Nacional de Justiça, tendo como pauta a elaboração dos planos estadual e municipais para a Primeira Infância.
O evento é promoção da Prefeitura de Forquilhinha, Instituto Arns, Pastoral da Criança e UNICEF e conta com o apoio de importantes parceiros como a Rede Nacional Primeira Infância, Unesc, FECAM,Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitaria, Movimento Nacional Direitos Humanos, Projeto Legal, e outros.
O seminário é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.