Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Outubro Rosa e o desafio de vencer as fake news

Muitas mulheres chegam a abandonar os tratamentos motivadas por notícias falsas

Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/10/2019 - 21:00
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entramos no Outubro Rosa e as fake news continuam prejudicando o tratamento do câncer de mama. Esse mês é importante para fortalecer as informações verdadeiras, que ajudam a vencer a doença, conforme destacou a mastologista Thamyra Manenti Bonfante

“Assim como a internet vem para ajudar, nessa questão atrapalha bastante. Nós fizemos uma campanha informativa, mas a internet traz muitos mitos e fake news. Algumas acabam acreditando e levando como verdade, deixando de fazer os exames. Possuem informações erradas e acabam compartilhando isso”, disse a mastologista.

Segundo ela, a falta de informações faz com que algumas mulheres demorem para descobrir a doença, o que prejudica o tratamento e diminui a chance de cura. Ela citou que não existe nenhum estudo comprovando que o consumo de frutas ajuda combate ao câncer ou mesmo que a utilização de certos desodorantes podem estimular a doença.

“O que acontece mais é o mito da mamografia como um exame que causaria o câncer de mama. Algumas pacientes perguntam se pressionar a mama causaria o câncer. A paciente não vai fazer 10 mamografias no mês ou uma quantidade que fosse prejudicial”, disse. Algumas mulheres chegam até mesmo a largarem o tratamento por notificas falsas.

Fique atenta e pare de divulgar fake news, confira a fonte de informação antes de repassar no WhatsApp. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito