Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Outubro Rosa: quase 410 mil mamografias foram realizadas pelo SUS em Santa Catarina desde 2019

Em toda Região Sul, foram realizadas mais de 2,2 milhões de exames preventivos nos últimos anos

Por Redação Criciúma, SC, 26/10/2022 - 20:01
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Santa Catarina, o Sistema Único de Saúde (SUS) viabilizou a realização de 409.230 mamografias desde 2019. Segundo o Ministério da Saúde, desse total, 220.395 foram em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária de maior risco para a geração do câncer de mama. Entre 2019 e 2021, o investimento no estado foi de R$ 14,7 milhões, a fim de proporcionar amplo acesso ao exame de rastreamento.

Na Região Sul, foram realizadas mais de 2,2 milhões de mamografias em todos os nove estados. O Rio Grande do Sul teve o maior número, com 943.175 exames realizados. Em seguida, está o Paraná, com 883.120.

A detecção precoce é uma das estratégias de combate ao câncer de mama. Profissionais do Sistema Único de Saúde são capacitados para reconhecer sinais e sintomas iniciais da doença de forma a garantir o encaminhamento rápido aos serviços de saúde na atenção primária e na investigação diagnóstica.

Em outra frente, o rastreamento é um procedimento dirigido às mulheres na faixa etária em que há evidência para a redução da mortalidade por câncer de mama e em observância aos benefícios e danos à saúde.

Os benefícios do rastreamento, realizado a cada dois anos com a mamografia, em mulheres de 50 a 69 anos proporciona melhor investigação da doença, contribuindo para o tratamento mais efetivo. É importante ressaltar que o câncer de mama também atinge homens, representando 1% dos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução da mortalidade por câncer de mama atribuída a mamografia de rastreamento, inicialmente estimada em torno de 30%, nos casos seguidos de estudos foi rebaixada, sendo estimada atualmente em 15%.

O Sistema Único de Saúde, inclusive, oferece atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, recomendando a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais da doença entre a faixa etária de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. A orientação sobre mudanças habituais nas mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e sinais suspeitos, também são repassados às pacientes do SUS.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito