Inúmeros setores da economia se cobrem de incertezas ao analisarem os mercados atuais e as tendências de consumo para os próximos anos. Um sistema dinâmico que exige transformações nas organizações, desde produtos a modelos de negócios. O alicerce dessas mudanças profundas, na opinião do empreendedor e escritor Sandro Magaldi, considerado um dos maiores experts em gestão de vendas do Brasil, está na cultura das organizações.
Coutor de livros como Gestão do Amanhã e Vendas 3.0, Magaldi estará em Criciúma na próxima quarta-feira, 16, às 19h, na ACIC como atração principal do Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE). Os ingressos para a palestra, intitulada O Novo Código da Cultura, estão à venda pelo site www.wized.com.br/sandromagaldiaje.
Na definição do escritor, a cultura organizacional “é o sistema de crenças, a filosofia da companhia, o modo como as coisas acontecem dentro dela”. “Essa temática é desafiante sobretudo pelo fato de não termos o hábito de explorar e discuti-la dentro das empresas. É muito mais cômodo discutir estratégias e processos, elementos que temos autonomia. A cultura pode ser influenciada por uma série de agentes e se constitui um sistema muito mais complexo”, frisa Magaldi.
Para estabelecer uma cultura da inovação, o palestrante aponta a necessidade de refletir que a cultura não se trata de uma causa, e sim uma consequência. “Ela é o conjunto de elementos do sistema de crenças e pensamentos da organização que vai contribuir e determinar o quanto a empresa está aberta a inovar. Um dos elementos mais fundamentais para desenvolver isso é a abertura para o aprendizado. Essa cada vez mais será uma competência central para qualquer organização ou indivíduo nessa nova era”, percebe.