Para auxiliar na qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou nessa sexta-feira (8), o maior programa de capacitação de sua história. Ao todo serão investidos mais de R$ 100 milhões em 25 mil vagas de cursos técnicos e também cursos de qualificação profissional, a previsão para o início é em 2024.
Segundo Paulo Wienhage, diretor do Senac de Criciúma, o objetivo é qualificar a mão de obra. “Estamos ofertando cursos de formação técnica, outras formações rápidas como cursos voltados para área de saúde, gastronomia e de gestão, essa demanda que estamos ofertando vem de uma ansiedade da comunidade e dos contribuintes do sistema ‘S’”, destaca o diretor.
O Programa de Qualificação Profissional Gratuito tem a parceria entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio SC, Senac SC e Sindicatos Patronais Catarinenses.
“Dando como exemplo o curso de massoterapia, o aluno ao final de nove meses sai com uma profissão, tem condição de gerar emprego e renda. Com certeza, tendo a formação vai ter uma mudança na vida pessoal e na família, vai haver mudança de renda e toda a região terá um ganho com isso”, complementa.
Para a presidente do Sindilojas de Araranguá, Giovana de Oliveira, a importância desses cursos é alta em função da necessidade de profissionalização das áreas. “Estamos trabalhando efetivamente para desenvolver as pessoas e o natal é uma época de muita demanda na área de profissionais e quando a pessoa resolve se profissionalizar, consegue cargo melhor, salário melhor e ajuda a família”, destaca.
“Nosso objetivo é ajudar as famílias, desenvolver profissionais fazer com que vivam melhor, tenham mais conhecimento e o senac tem uma série de cursos com salários ótimos que vem e é isso que a gente quer, desenvolver estado, cidade e país através dos cursos profissionalizantes”, complementa Giovana.
Para se inscrever basta ir até a unidade mais próxima. Outras informações no site.