Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Para empreender não tem idade

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

Por Redação Criciúma, SC, 28/09/2019 - 07:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quantos anos uma pessoa precisa ter para começar a empreender? Bruno Venturini, Lucas Sosa, Lucas Urbano e Vitória Olivo provam que no empreendedorismo não existe idade. Os adolescentes, de 16 e 17 anos, criaram a startup: o Ministério do Povo. O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do munícipio de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Tudo começou no Fábrica de Ideias, um projeto que busca propor ideias inovadoras para os alunos dos cursos técnicos da Satc. Dos 10 projetos inscritos, o Ministério do Povo foi o único selecionado para o Cocreation Lab, a pré-incubadora da instituição. “Tivemos uma palestra e eu já sabia que queria fazer algo diferente. Conversei com os meus pais e daí surgiu a ideia. Depois disso, era a hora de ir atrás das pessoas”, conta o estudante do curso técnico de Informática, Bruno Venturini.

Para formar o grupo, o jovem decidiu misturar colegas de áreas diferentes. Um deles foi o aluno do técnico em Eletrotécnica, Lucas Urbano. “Queremos criar uma plataforma ou aplicativo baseada na confiabilidade de informações governamentais com linguagem e visual mais acessível. A pessoa poderá saber onde o vereador que ela votou na última eleição está usando o dinheiro”, explica.

A equipe está há pouco mais de um mês participando de workshops e palestras do Cocreation, mas já é possível observar a evolução dos adolescentes. Segundo Urbano, o projeto começou como um site que juntaria cada setor do governo para dar acessibilidade para os funcionários públicos. Porém, a ideia foi ampliada e agora o grupo trabalha para fazer um sistema que atenda todas as pessoas.

A evolução dos jovens vai além do projeto, é também desenvolvimento pessoal e social. “O que chamou minha atenção foi estar compartilhando ideias com as outras pessoas. Isso fez eu me tornar mais comunicativa”, salienta a aluna do curso técnico de Design de Interiores, Vitória Olivo.

O coordenador do Cocreation Lab, Gustavo dos Santos de Luca, se diz orgulhoso pelos resultados do grupo. “Independente deles serem empreendedores no futuro, eles já têm essa competência e ninguém tira isso deles”, destaca. O Ministério do Povo é um dos 14 projetos que integram a pré-incubadora da Satc.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito