Fomentar o intercâmbio de conhecimento e a pesquisa científica, são os objetivos da parceria da Satc com a Universidade de Aveiro, localizada em Portugal. A colaboração entre as duas instituições começou em março já se prepara para colher os primeiros frutos. Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc devem ir para o país europeu em breve. Eles vão estudar um semestre na universidade portuguesa.
O professor e coordenador do pronto 3D da Satc, Daniel Fritzen é um dos idealizadores desta parceria. A universidade portuguesa foi apresentada ao professor por meio do coordenador da faculdade Satc, Jovani Castelan. Em 2013, Fritzen iniciou o doutorado em Aveiro e aos poucos os laços entre as duas instituições foram fortalecidos. "Para facilitar o intercâmbio entre as duas instituições, formalizamos esse compromisso envolvendo alunos e professores", ressalta.
A Satc e a Universidade de Aveiro se uniram a Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB) para realizar pesquisas cientificas na área de Engenharia Mecânica. Uma dessas pesquisas é construção de um coletor de energia solar mais eficiente. (https://web.satc.edu.br/2019/10/coletor-de-energia-solar-e-desenvolvido-em-parceria-com-a-satc/)Tudo isso é um projeto de Fritzen com os professores Ricardo José de Souza (Aveiro) e Fábio André Lora (UFRB).
"O Ricardo tem renome internacional e tem destaque na área de engenharia. O Lora é influente na Alemanha. O que nos dá visibilidade da pesquisa científica realizada na Satc e o no Centro Tecnológico (CTSatc) e nos coloca em projeção na Europa", destaca Fritzen. A parceria vai além dos artigos acadêmicos, o principal objetivo é fazer com que o estudo seja aplicado na prática.