A Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, celebra, especialmente nos dias 3 e 4, a festa de sua Padroeira. "Neste ano, nós priorizamos bastante a dimensão da fé e da religiosidade. Fizemos uma primeira novena, que começou dia 21 de setembro e foi até 23 de novembro, nas nove comunidades da Paróquia. E do dia 24 até o dia 2 de dezembro, celebramos a segunda novena, aqui, na Igreja Matriz, com a participação, novamente, das nove comunidades e de todos os serviços de pastoral e movimentos, cada noite com grupos específicos e a participação das nove paróquias da cidade de Criciúma", relata o pároco, padre Wilson Buss.
Durante a segunda novena, intitulada "Novena Missionária", com celebrações às 19h no sábado e domingo e, às 19h30, de segunda a sexta-feira, ocorre também a venda de cavaquinhos e das tradicionais bolachas enfeitadas de Natal.
Na véspera da festa, 3, 19h30, haverá transladação da imagem saindo da comunidade de Mina do Mato, com carreata e, a partir da Avenida Centenário, a procissão com caminhada. A acolhida da imagem de Santa Bárbara está prevista para as 20h, seguida pela celebração da Santa Missa. Logo pós, haverá serviços de alimentação e apresentações culturais, entre elas o show da cantora Marília Dutra, às 22h.
No dia festa, quarta-feira, 4, feriado municipal, o dia começa com missa, às 8h, sendo que a missa festiva será celebrada às 10h. "Como grande tema de reflexão, nós nos inspiramos, motivados ainda pelo Mês Missionário Extraordinário: 'Batizados e enviados: a missão da Igreja de Cristo no mundo' e procuramos, realmente, fazer um grande momento de colocar, diante de Deus, a vida, a história das nossas comunidades e das famílias. Um segundo aspecto, também muito bonito, na parte social, é que a festa popular com venda de produtos será nos dias 3 e 4. Dia 3, à noite, com salgadinhos, espetinhos, churrasco, e no dia 4, teremos o buffet – uma novidade neste ano para as pessoas que quiserem aderir e poderão também almoçar com toda a comunidade num momento de confraternização", pontua padre Wilson.
Uma terceira celebração eucarística, a missa da gratidão, reunirá todos os colaboradores da festa e contará com o anúncio dos novos festeiros, às 15h. A festa se encerra com serviço de café e sorteio da ação entre amigos.