Na tarde dessa quinta-feira, 17, a secretaria de Obras da prefeitura de Balneário Rincão, com o apoio da Defesa Civil do município, realizaram a demolição total da parte comprometida da plataforma Sul da cidade.
Segundo o engenheiro da prefeitura, Anderson Douglas, ao todo foram retirados 140 metros sendo que o tamanho inicial da estrutura era 460 metros. "Estamos prezando nesse momento pela segurança das pessoas. A parte que estava comprometida nós tiramos. Já a parte que fica no mar está mais segura e com os pilares de sustentação em melhor estado."
Para o serviço de demolição da parte comprometida foram usados uma escavadeira e um guincho, esse último para a retirada dos pilares comprometidos. A plataforma da zona sul do Balneário Rincão, que desabou parcialmente na manhã de domingo, 13, estava interditada, segundo a prefeitura, desde 2015. Mesmo assim cinco pessoas estavam no local na hora que o incidente aconteceu. Elas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros de Içara.
O Anderson adianta que um estudo detalhado da plataforma foi feito em 2019 e encaminhado ao Ministério Público Federal por ser área de marinha. O estudo aponta duas possibilidades: a demolição total da estrutura ou a reforma. Agora o destino da plataforma irá depender da resposta federal.
Veja vídeo da demolição: