A Cônsul-Geral da Itália, Eugênia Berti, realizou uma série de encontros no sul de Santa Catarina, promovendo projetos de intercâmbio e fortalecendo laços culturais. Na sexta-feira (12) à noite, ela se reuniu com jovens estudantes e seus pais na Sociedade Amigos da Cultura (SAC) em Urussanga, discutindo futuros projetos de intercâmbio e conexões com instituições italianas.
"Daqui surgirão frutos bastante importantes que espero, junto da instituição, trazer em breve novidades", afirmou o presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, Eduardo Bonetti.
Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior
No sábado, a Cônsul-Geral se encontrou com associações italianas locais e foi recebida pelo prefeito e seu secretariado, ouvindo as preocupações e expectativas das lideranças jovens. A visita a Orleans incluiu uma parada no Museu Princesa Isabel, que abriga o maior acervo histórico sobre a imigração italiana no sul de Santa Catarina. "São encontros que envolvem desde jovens até entidades como o Museu Princesa Isabel, criando uma conexão importante entre o consulado geral e a comunidade local", destacou Bonetti.
Um dos momentos mais significativos foi a reunião ordinária do Comitê dos Italianos no Exterior em Cocal do Sul, onde jovens alunos narraram a história do município em italiano, emocionando a Cônsul. Durante o encontro, foi anunciada a instalação do Sportello Consolare em Florianópolis, previsto para a primeira quinzena de setembro. "A abertura de um guichê de atendimento do consulado geral em solo catarinense vai desinchar a demanda para emissão de passaportes na região", explicou Bonetti.
A visita da Cônsul-Geral ocorre em um contexto histórico marcante, celebrando os 150 anos da grande imigração italiana no Brasil e a recente chegada do presidente italiano, Sergio Mattarella, ao país. O Comitê dos Italianos no Exterior planeja criar uma ferramenta online reunindo oportunidades de intercâmbio e bolsas de estudo na Itália, facilitando o acesso dos jovens às oportunidades acadêmicas e profissionais. "Tudo isso são dúvidas dos estudantes que, com essa ferramenta, pretendemos sanar", concluiu Bonetti.