Quem vai para Porto Alegre ou para o Sul Gaúcho via Freeway, terá de pagar dois pedágios. A cobrança não foi realizada nos últimos sete meses e volta a partir desta sexta-feira (15). O valor para quem passar por Gravataí será de R$ 4,40, para os dois sentidos da rodovia. Já no pedágio de Santo Antônio da Patrulha o valor será de R$ 8,80, somente para a direção Porto Alegre-Litoral.
A concessão pertence a CCR ViaSul desde janeiro, que também irá instalar controladores de velocidade. Outra novidade nas estradas do estado vizinho são as Rodovias de Integração Sul (RIS), que une a ponte do Rio Guaíba e o trecho da BR-101 entre Osório e Torres, onde nos próximos meses serviços de guinchos e ambulâncias devem ser oferecidos.
A Freeway foi administrada durante 21 anos pela Triunfo Concepa, que deixou de prestar o serviço em julho de 2018. Além dos novos trechos, mais pedágios serão adicionados, um deles na BR-101, em Três Cachoeiras, na BR-386 serão quatro praças e na BR-448 não haverá cobrança. Mais de mil câmeras deverão ser instaladas.