Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Período chuvoso exige atenção redobrada no combate ao Aedes Aegypti

Secretaria de Saúde irá intensificar ações de conscientização para manter o mosquito afastado do município

Por Redação Siderópolis, SC, 04/02/2021 - 17:31
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A precipitação de chuva em Siderópolis e região, durante o mês de janeiro, foi acima da média. De acordo com relatório com dados meteorológicos da Epagri/Ciram, somente nos últimos 15 dias do mês, o município apresentou o acumulado de 276 milímetros. O cenário gerou uma situação favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e trouxe preocupação para a equipe de Saúde do município. 

O inseto é o agente transmissor da dengue, chicungunha e da febre amarela urbana e facilmente se prolifera nessas condições. Diante disso, a Secretaria de Saúde vai intensificar os trabalhos de fiscalização e conscientização, com o intuito de reduzir as chances de criação de focos do inseto no município. “Nossa cidade não tem nenhum foco identificado neste ano e precisamos trabalhar para nos manter assim. Pedimos para que a população faça a sua parte e nos ajude a eliminar pontos que facilitem o acúmulo de água”, destaca a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling.

A medida preventiva mais eficaz contra o mosquito é a eliminação de lugares que podem servir de criadouro do inseto. Nessa lista entram caixas d’água sem tampa ou mal fechadas, bromélias e plantas similares, pneus, potes e embalagens que possam represar água. O uso de água sanitária em flores e pratos de vasos também é uma alternativa para manter o mosquito afastado. Além desses cuidados, o uso de repelente também é recomendado. 

Uma das estratégias adotadas pelo município é a conscientização porta a porta, que será executada pelas agentes de saúde, que voltaram a realizar as visitas domiciliares neste mês, e agora se tornam aliadas neste trabalho. 

Atualmente o município conta com 50 armadilhas da dengue e mais 07 pontos estratégicos (ambientes considerados propícios para o surgimento de focos do mosquito, como ferro velho, sucatas, borracharias, oficinas, cemitérios).

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito