Devem ser concluídas nesta segunda-feira, 11, as testagens realizadas pela prefeitura de Criciúma em parceria com a Unesc para o coronavírus no município. A pesquisa de 500 testes rápidos tem como objetivo avaliar o número de infectados com o vírus na cidade.
De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a estimativa é de que 8% da população tenha sido ou esteja infectada pelo coronavírus. "Essa pesquisa terá a conclusão dos 500 testes hoje, vamos ver se solidificad os mais de 8%, que chega próximo a 18 mil pessoas", afirmou Acélio.
A testagem foi feita em diversos bairros espalhados pela cidade."Uma análise feita geograficamente, de acordo com o cadastro da prefeitura, com apoio do IPC, que analisou a questão de percentual per capita por região e bairro", explicou Acélio.
A primeira rodada de testagens, realizada entre os dias 4 e 7 de abril, apontou para um percentual de 2,2% pessoas infectadas - o que, abrangendo para todo o município, apontaria para 4,7 mil pessoas com o vírus naquela época.
Agora, há a evolução para possivelmente 18 mil infectados, "Com isso, nós técnicos, com grupo de pessoas inclusive de fora daqui, podemos fazer análises. Vamos ver a evolução de casos na cidade, aquilo que acontece de passagens por centro de triagens e internações", apontou o secretário de Saúde.
Acélio lembrou que há, neste momento, três pacientes internados em UTI por Covid-19 e outros quatro em clínica no município. "Tem-se a conclusão de que 15% das pessoas confirmadas passaram pelo hospital, é uma pesquisa que nos dá luz para trabalhar com indicadores e não trabalhar no escuro", concluiu.