O Estado de Santa Catarina é atualmente o único do país a ter uma secretaria com foco direto em Portos, Aeroportos e Ferrovias, a SPAF, reunindo áreas que são estratégicas para a economia. O ineditismo da gestão do governador Jorginho Mello será destacado na VIII Enaport e XI Conogmo, evento que reunirá as principais lideranças e especialistas do setor portuário, em Brasília, nesta quarta-feira (31). O secretário Beto Martins foi convidado a fazer parte da mesa de abertura, quando deverá falar sobre o protagonismo que o setor tem recebido do atual governo.
Santa Catarina tem 21 aeroportos, 6 portos e 2 ferrovias em operação, que transportam anualmente mais de 72 milhões de toneladas de cargas e mais de 6,5 milhões de passageiros. Além do secretário, a programação contará também com a presença do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrízio Pierdomênico, além de diversos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, entre eles: Alexandre Ramos, Agra Belmonte, Breno Medeiros, Caputo Bastos e Ives Granda.
A Enaport, Encontro Nacional das Atividades de Operações Portuárias, e o Conogmo, Congresso Nacional dos OGMOs, são realizados pela Federação Nacional de Operações Portuárias (Fenop).