Já está lançada a plataforma Coronadados, um sistema que ajuda empresas a monitorarem os trabalhadores suspeitos e positivos para a Covid-19. Desenvolvida pelo SESI/SENAI, a plataforma é 100% gratuita para todas as entidades, e facilita na identificação de servidores que estejam com algum sintoma da doença.
Atualmente, já são mais de 35 mil pessoas cadastradas em Santa Catarina. “Essa plataforma faz parte de um protocolo criado pelo SESI como solução de apoio das indústrias na gestão do coronavírus dentro das empresas. Esse protocolo corona traz ferramentas que possibilitam a coleta de dados, diagnóstico e também a ação em relação ao monitoramento”, declarou o gerente de operações SESI SENAI de Criciúma, Valmir Cabral.
O Coronadados age através de uma assistente virtual, que faz um contato diário com todos os trabalhadores de empresas cadastradas dentro do sistema, por meio do Telegram - um aplicativo de mensagens similar ao WhatsApp.
“O colaborador responde essa ferramenta, dizendo se tá com algum sintoma e, se estiver, quais são. Essas respostas alimentam um grande dashboard que vai imediatamente para o superior ou supervisor dessa pessoa na empresa, favorecendo a tomada de decisão para afastamento temporário, priorização do home office dentre outras soluções”, pontuou Valmir.
As empresas que estiverem interessadas em entrar no programa basta acessar o site do projeto e, lá, ir na aba do Coronadados, onde está o manual de implantação. É importante que a equipe de T.I das empresas estejam presentes para instalação do sistema. Caso ainda haja dúvidas, a equipe de TI do SESI age no apoio consultivo.