A Polícia Militar de Criciúma e região estará totalmente mobilizada para garantir a segurança e a tranquilidade do processo eleitoral, neste domingo (6). O Tenente-coronel Mário Luiz da Silva, comandante da PM na cidade, explicou em entrevista que a operação para o dia do voto já começou, com reuniões de planejamento com a Justiça Eleitoral e outros órgãos.
"No domingo, estaremos com o efetivo de cerca de 100 policiais em Criciúma, mobilizados a partir das seis horas da manhã", afirmou. O foco será nas zonas eleitorais com maior número de eleitores, onde haverá policiamento fixo durante todo o dia. Nas localidades com menor fluxo, o policiamento será alternado.
O Tenente-coronel, Mário Luiz concedeu entrevista à Rádio Som Maior nesta sexta-feira (4): (matéria continua após o áudio)
Além de Criciúma, a PM reforçará o policiamento nas cidades circunvizinhas do 9º Batalhão, como Nova Veneza, Forquilhinha, Treviso e Siderópolis, onde o contato entre eleitores e candidatos costuma ser mais direto. "A busca por votos é mais corpo a corpo, e isso exige uma atenção especial", destacou o comandante, informando que equipes da PM estarão presentes já no sábado à noite para garantir a segurança.
Sobre o acionamento da PM, o Tenente-coronel Mário Luiz orientou que os eleitores podem acionar diretamente a Polícia Militar pelo 190 ao presenciarem irregularidades como boca de urna ou compra de votos. “Não é necessário passar por um escalonamento, nossas equipes estarão prontas para atender de forma rápida”, afirmou. Ele acredita que, embora esses sejam crimes eleitorais, em sua maioria, são considerados de menor potencial ofensivo. “É lavrado um termo circunstanciado e o infrator é liberado, comprometendo-se a comparecer à Justiça Eleitoral”, explicou.