Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PMSC Cidadão, quando o online reforça a segurança (VÍDEO)

Aplicativo da Polícia Militar lançado na região já tem 350 usuários. Mas pode crescer ainda mais

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 29/09/2019 - 08:35
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Você é vítima de uma situação qualquer e pode, teclando um botão de pânico na tela do seu smartphone, acionar a Polícia Militar. É uma das muitas ferramentas que oferece o PMSC Cidadão, aplicativo lançado pela Polícia Militar de Santa Catarina a partir da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM). O dispositivo, implantado no 9º Batalhão da Polícia Militar em parceria com o Ministério Público (MP-SC), completa um mês de operação na próxima segunda-feira.

"Hoje o PMSC Cidadão conta com 350 usuários cadastrados aqui na região. Várias ocorrências já foram geradas a partir do aplicativo. Nesse mês, houve o lançamento de novidades, aprimorando o sistema com termos de alerta e demais funções que agilizaram ainda mais o processo", comemora o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto. "Em algumas ocorrências disparadas via aplicativo, empenhados o uso da viatura como teste. Testamos também o botão de pânico, com sucesso", frisa. O dispositivo começou a ser utilizado nesta quinta-feira, a partir dos testes exitosos em Criciúma e municípios vizinhos, na região de Blumenau.

"Esse aplicativo possibilita uma interação direta entre a PM e o cidadão. Recebemos feedbacks do atendimento, é possível acessar boletins de ocorrência e há muitos outros serviços", aponta o comandante. A PM incentivou a montagem da plataforma, também, como forma de combater a disseminação de fake news envolvendo segurança pública. “Estamos em um momento de implantação de um projeto piloto e a cidade de Criciúma, por ter uma Central de Emergência de poucas perdas de ligações, uma Rede de Vvizinhos bem sedimentada, bem como a Rede de Proteção à Mulher com excelentes retornos preventivos, foi escolhida para ser a que fará o aperfeiçoamento desta nova tecnologia de apoio e proteção ao cidadão”, destaca Manique Barreto.

Pelo aplicativo, é possível também o cadastro de mulheres vítimas de violência doméstica, priorizando o atendimento de ocorrências deste tipo. "O número de usuários já é bom, mas pode ser ainda melhor. Ainda mais com as novidades que estaremos oferecendo", conclui.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito