Mais de 500 pacotes de absorventes foram destinados ao Grupo de Prevenção e Apoio à Aids de Criciúma (Gapac) na última sexta-feira, dia 18. A campanha contra a pobreza menstrual foi realizada nas últimas semanas e contava com apoio da comunidade em geral visando a doação dos absorventes para as pessoas que menstruam em vulnerabilidade social. A ação foi realizada pelo mandato da vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB).
De acordo com Giovana, as doações representam uma oportunidade para que as pessoas menstruarem com dignidade. "Em Criciúma recebemos muitos relatos de cidadãos que não possuem as devidas condições de comprar o absorvente e não podemos fechar os olhos diante disso. É uma questão de saúde e precisa ser levada a sério", explicou.
O Gapac, que está prestes a completar 28 anos, realiza a doação de itens de higiene para as pessoas que necessitam. De acordo com a assistente social, Anne Schmitz, somente no último mês foram mais de 240 atendimentos no município. "A doação vai ajudar muitas pessoas, pois formamos um kit completo em que entregamos pessoalmente", destacou.
Doações
O Gapac faz ações a favor da vida, da dignidade menstrual e dos direitos humanos, principalmente de PVHIV, LGBTQIA+, PS contra lgbtfobia, racismo, misoginia, além de atender pessoas que sofreram ou sofrem algum tipo e discriminação.
No momento, o grupo necessita da doação de itens de higiene, como sabonete e desodorantes. Os interessados em contribuir, podem levar as doações até a sede, localizada na rua Anita Garibaldi, 386 - Centro, no complexo dos camelôs, por meio do telefone (48) 99961-5081 ou via redes sociais, no @gapaccriciuma no instagram.