Publicado na noite desta segunda-feira, 17, o novo decreto do Governo de Santa Catarina traz a possibilidade de realização de competições esportivas e eventos de grande porte no estado mediante uma decisão tripartite. Com isso, festas de repercussão regional, estadual e nacional poderão ocorrer ainda neste ano, dependendo da aprovação do município, Região de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
“Temos setores econômicos bastante impactados com a pandemia e realizamos aqui alguns eventos que são de importância até mesmo internacional. Por exemplo, podemos discutir festas como a Oktoberfest e outras no estado, dentro de um cenário epidemiológico permissível. Nesse caso, entre Blumenau, sua Regional de Saúde e o Estado”, declarou o secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro.
Outros eventos de negócios específicos que tenham uma repercussão mais abrangente, para além do próprio município, poderão ser pautados já nas próximas semanas. O secretário da Saúde cita como exemplo, também, as feiras de agronegócio que há anos movimentam a economia no estado.
André ressalta ainda que os quase 40 dias de afastamento da gestão do Estado, juntamente com o governador Carlos Moisés da Silva, trouxe consequências negativas. Assuntos que estavam sendo tratados pelo Estado antes do primeiro julgamento no caso dos Respiradores acabaram sendo colocados de lado e agora estão sendo retomados.
Trabalhadores do setor de eventos, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, deverão ser chamados nos próximos dias para conversas. Outro caso que segue sendo tratado, é a possibilidade de liberação de público nos estádios, assunto que vem sendo analisado há tempos pelo governo catarinense.
“Já foi colocado em discussão e temos que entender e construir processos seguros que possam devolver certa normalidade para as atividades sociais. Eu não falo em percentual quando discutimos, cada atividade tem uma característica e falar em percentual para algumas delas é um pouco prematuro”, ressaltou André.