Na quarta-feira, 22, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) desmantelou um laboratório de drogas sintéticas (ecstasy e metilenodioximetanfetamina - MDMA) em um sítio no município de Imaruí, no Sul do Estado. Foram apreendidos mais de 230 mil comprimidos de ecstasy, material para a produção de milhares de comprimidos, MDMA, insumos diversos e maquinário. Quatro pessoas foram presas, uma delas com mandado de prisão em aberto. À Som Maior, o comandante da PM de Imbituba, Luiz Carlos Cruz, afirmou que foi “uma das maiores apreensões de drogas sintéticas do Brasil”. Segundo ele, a carga valeria cerca de R$ 10 milhões.
“Essa operação já vinha sendo desencadeada há algum tempo. A gente vinha monitorando as ações desses criminosos, fomos ligando os pontos e conseguimos chegar até o local onde eles fabricavam essas drogas. As investigações nos levam a crer que essa droga era distribuída principalmente na região Norte do Estado, na região de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e também aqui na nossa região. Uma pequena quantidade [das drogas] é reservada para questões de perícia e o o juiz do caso vai determinar a sua destruição”, declarou Cruz.
Conforme o comandante, as apurações ainda estão em andamento, mas o caso sai da responsabilidade da PM. “A gente vai deixar agora a cargo da Polícia Civil, onde foram entregues os detidos e todo o material apreendido, que vai se aprofundar nas investigações”, afirmou o militar.