Parceira da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) mantém um polo regional da entidade, ligado ao Núcleo de Base Tecnológica da associação. E o polo estabeleceu como objetivo estratégico para 2023 ampliar sua atuação, desenvolvendo ações para o fortalecimento do ecossistema regional.
"O principal objetivo é dar maior visibilidade ao polo na região, pois hoje está concentrado em empresas de Criciúma e Içara e a expectativa é estender essa atuação também aos municípios vizinhos. O polo vai definir os resultados chave e as ações que serão desenvolvidas para alcançar esses resultados", explica a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
Integração com a Acate
A diretora executiva, a assessora de projetos estratégicos da Acic, Valéria de Araújo e o diretor do polo da Acate em Criciúma e coordenador do Núcleo de Base Tecnológica, Jhony Pereira, representaram a Acic no Kick Off 2023, promovido pela Acate em Florianópolis.
"Foi um momento muito importante de integração e compartilhamento com os demais polos da Acate no Estado no qual pudemos expor as ações realizadas no último ano, alinhar o calendário de ações deste ano, além de participar de um workshop de planejamento estratégico, com as metas para 2023, pautadas no fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação do Estado. No nosso caso, com direcionamento para a nossa região Sul", salienta a diretora executiva da Acic.
"Há anos a Acic tem essa parceria com a Acate para ser um polo em Criciúma e foi muito importante esse encontro, uma ação de tantas outras desenvolvidas desde o ano passado para aproximar a Acate do polo, para que esteja mais presente aqui e possa dar uma identidade como polo", avalia Pereira.
"Apresentamos nossas dores, para que a Acate tenha esse olhar para o Sul, de trazer eventos, apresentar os programas e benefícios, enfim, encurtar essa distância, para que a roda do empreendedorismo continue girando", acrescenta o diretor do polo.
Ele pontua que o plano estratégico visa trazer as ações da Acate para a região, para identificar, por meio dos associados, as demandas e as soluções que poderão ser oferecidas. "É uma rede gigante, com possibilidade de financiamento, projetos, programas específicos, e queremos oferecer essa lista de benefícios aos nossos associados no Sul", reitera.
Fortalecimento
Pereira ressalta que, com o apoio da Acic, foi criado um ecossistema muito rico, a partir do qual algumas ações já foram mapeadas e executadas, para que possa ser ainda mais fortalecido. "São ações de aproximação com as startups, com o poder público, bem como iniciativas para juntar forças com outros parceiros", descreve.
Participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
A reunião de planejamento e alinhamento dos dez polos regionais da Acate contou com apresentação de metodologia e workshop sobre planejamento estratégico, definindo os objetivos para 2023 e os resultados esperados. Entre as diversas atividades, houve um encontro com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Marcelo Fett, também expondo as ações que pretende implantar com a criação da secretaria para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina.