Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Praia Grande quer criar legislação própria para o balonismo (VÍDEO)

Um acidente com balão foi registrado na manhã de quarta-feira (25) em São João do Sul

Geórgia Gava e Stefanie Machado Praia Grande, SC, 26/01/2023 - 09:05 Atualizado em 26/01/2023 - 11:28
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A prefeitura de Praia Grande se manifestou sobre o acidente de balão de ar quente registrado na manhã de quarta-feira (25) em São João do Sul. Três pessoas ficaram feridas, entre elas, o piloto e um casal de turistas. O prefeito Elisandro Pereira, o Fanica, esclareceu o fato e, ainda, anunciou novos moldes para a prática de balonismo no município.

Assista aqui à coletiva da Prefeitura de Praia Grande:

Segundo o secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara, uma perícia será feita para avaliar as causas do acidente. "Vamos aguardar essas informações, será instaurado um inquérito civil. Acho que não dá para tomar nenhum tipo de atitude ou ação sem ter o posicionamento da investigação", detalha. 

"Ontem, durante a tarde, eu estive no Hospital Regional de Araranguá, fazendo uma visita às pessoas que estavam machucadas. Primeiro, falei com o piloto, o Bruno, uma pessoa que eu conheço. Ele estava sendo encaminhado para a cirurgia e, à noite, a gente recebeu a informação de que deu tudo certo. O casal é o Patrício e a Juliana, também falei com eles. Estão bem e consideram o acidente uma fatalidade", comenta o prefeito Fanica. 

Ainda conforme o prefeito, o casal iria passar por uma cirurgia de estabalização mas, por opções dos dois, eles estavam indo para São Paulo fazer com um médico de confiança. "Desde ontem, a gente tem se preocupado com essa questão, porque o balonismo, juntamente com todos os serviços turísticos, são muito importantes para o município", acrescenta. 

Desde 2017, mais de 15 mil voos de balão foram contabilizados em Praia Grande. "Uma porcentagem de sinistros é muito baixa. É uma atividade que as pessoas procuram e que é segura. Nós buscamos, nesses acidentes, aprimorar cada vez mais a segurança. Nas falhas, a gente vai aprender e corrigir", enfatiza Scandolara. 

Uma legislação própria para o balonismo

De acordo com o advogado André Barreto, que representa o Jurídico da prefeitura, o Município está estudando a criação da própria legislação voltada ao balonismo. A Administração está em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entender como proceder ao elaborar essas novas regulamentações. 

“O propósito é criar condições melhores e mitigar os riscos da atividade. Sem dúvida nenhuma, o balonismo representa hoje, não só para Praia Grande, mas para todo o Vale do Araranguá, uma propaganda forte para a nossa região. Então, que seja uma propaganda positiva. Estaremos trabalhando nos próximos dias, como já está sendo feito, na questão legal para esta atividade. Como existe na aviação, com o balonismo não é diferente”, explica. 

O balonismo é uma prática legal mediante algumas condições. Entre elas, o balão precisa ter registro na Anac e o piloto deve ser habilitado para a atividade por meio de um curso de dois anos. Além disso, o órgão também deve regulamentar qual é a área permitida para voo. 

“A situação é complexa. Mas, no meu entendimento, é possível. É preciso amadurecer mais a legislação. Principalmente, na questão da competência, o Município não tem competência para legislar o seu espaço aéreo. Isso é responsabilidade da União. Tem que se aproximar mais da Anac para entender até onde o Município pode legislar”, complementa Barreto. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito