Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Prefeito de Curitiba fala à Som Maior sobre medidas contra o coronavírus

Rafael Greca foi entrevistado pelo Programa Adelor Lessa nesta terça-feira

Por Heitor Araujo Curitiba, PR, 12/05/2020 - 11:02 Atualizado em 12/05/2020 - 15:50
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), foi entrevistado pelo Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira, 12. Ele falou sobre os desafios no combate ao coronavírus na capital paranaense, a maior cidade da Região Sul do país. Com uma população de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas, Curitiba tem 741 casos de Covid-19 e 29 óbitos; é a cidade com mais mortes por coronavírus no Sul.

"A gente tentou fechar a cidade para a possibilidade de contágio e tivemos relativo sucesso. Tratamos todos os casos de moléstia respiratória, a partir do dia 12 de março, como se fossem de coronavírus", falou o prefeito sobre as primeiras medidas adotadas na capital paranaense.

O prefeito demonstra cautela para falar sobre a evolução do vírus no município. A exemplo de Porto Alegre, que teve 18 óbitos confirmados e 644 casos de Covid-19, o transporte permanece funcionando em Curitiba. Porém, receberá reforço do exército para garantir as determinaçãos sanitárias.

 "A curva da infecção ainda pode crescer, é preciso um alerta prudencial. A partir de quinta-feira o exército vai ajudar a disciplinar fila e obrigar as pessoas a entrarem nos ônibus com máscara", afirmou Greca.

As maiores cidades dos estados da Região Sul - Joinville em Santa Catarina (267 casos e oito óbitos, em uma população de 580 mil habitantes), Porto Alegre no Rio Grande do Sul e Curitiba no Paraná, apresentam índices de mortalidade semelhantes de Covid-19: de 0,00001 por habitante. 

Para manter o sistema de saúde sem colapso, ao contrário de outros grandes centros regionais, Greca aposta na prudência. "Academias e salões de beleza têm que ter prudência, apesar do decreto presidencial. A economia e a saúde têm que caminhar juntas. Usei a imagem de que o Brasil é o pássaro com as duas asas, da saúde e economia, mas com muita prudência", disse. 

"Eu duvido um pouco dos testes. Aplicamos em que está internado e suspeito de coronavírus. Você pode fazer o teste neste momento, sair na rua, pegar na maçaneta e ficar contaminado. Todo mundo quer vender teste", acrescentou o prefeito.

Na educação, Curitiba reforça as aulas online e entrega a merenda para 147 mil crianças levarem para suas residências.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito