Entre as pautas debatidas pelos prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) em sua assembleia de junho, esteve saúde, CREA, turismo e jurídico. Para este mês ainda haverá uma assembleia extraordinária na abertura da Festa do Peixe em Balneário Arroio do Silva. A AMESC se mantém como protagonista da região com o fortalecimento dos seus entes a tratarem os assuntos de forma coletiva e unida.
A primeira pauta desta quarta-feira tratou sobre saúde. O CIR/AMESC (Comissão Intergestores Regional Saúde) apresentou as suas demandas relacionadas a preocupação como fluxo de atendimento em cirurgias de alta complexidade. Diante da busca de respostas ao atendimento aos pacientes do extremo sul catarinense será montado uma pauta a ser levada pelos prefeitos em comitiva diretamente em Florianópolis para a Secretaria Estadual de Saúde.
Ainda neste diálogo há a preocupação sobre as demandas e competências de que cada esfera, incluindo a legalidade do municipalismo realizar pagamentos para o atendimento de serviço aeromóvel. O consenso dos gestores é que serviços como estes são de extrema importância, mas há o fator da legalidade diante das competências em que cada instituição deve assumir.
Ainda na pauta, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), regional Araranguá, apresentou seus serviços aos gestores, que parabenizaram pelo trabalho e reconhecimento que possuem.
Também o coordenador de Turismo da AMESC, Jorge Scandalora Junior, citou o destaque da região em mais uma matéria no Fantástico, na Rede Globo, com o recorde da balada nas alturas em Praia Grande, e adiantou que a emissora terá um Globo Repórter especial sobre a região Caminho dos Canyons dia 23 de junho. Agradeceu ao espaço dado por São João do Sul durante a Festa do Colono e lembrou que nas próximas festas a AMESC também se fará presente. Para 2024 também já é elaborado o calendário de eventos.
O jurídico da AMESC, Leonardo Silva, observou que para maior fortalecimento dos colegiados foi elaborado um regimento a ser discutido e padronizado para todos, sendo que um colegiado geral será formado com a aprovação dos prefeitos para haver esta integração.
Em nome dos prefeitos, o presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa, agradece aos trabalhos dos servidores em prol do desenvolvimento do extremo sul catarinense e a reflexão sempre conjunta pelas demandas.
O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Sacaini, fez o convite aos gestores para uma assembleia itinerante no dia 29 de junho, dia de abertura da Festa do Peixe, destacando o espaço cedido para a AMESC apresentar suas potencialidades.