O projeto urbanístico do Parque da Quarta Linha, em Criciúma, foi apresentado para lideranças e moradores do bairro nesta sexta-feira (5), em reunião realizada na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Este será o sexto parque construído no município, que desde 2023 leva o título de Capital Catarinense dos Parques Urbanos. "A população da Grande Quarta Linha também será contemplada com uma área de lazer, com espaços para diversão das famílias e para o cuidado com a saúde, assim como ocorre nos demais parques da cidade de Criciúma", afirmou o prefeito Clésio Salvaro. A nova área de lazer será construída ao lado do Centro Comunitário do bairro Quarta Linha, próximo à Rodovia Luiz Rosso.
A equipe do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), é a responsável pela elaboração do projeto urbanístico do local. O novo parque terá uma área de 60 mil metros quadrados e está sendo planejado para atender as necessidades da comunidade, respeitando a característica singular do bairro: a agricultura. "Além das áreas de esporte, lazer e recreação, o parque será contemplado com um memorial histórico-cultural, que funcionará como um museu e espaço para exposições", explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira.
De acordo com o projeto, a estrutura terá quadras poliesportivas coberta e descoberta, parque infantil com acessibilidade, cancha de bocha coberta, academia ao ar livre, banheiros, quiosques, espaço pet, pista de caminhada, ciclovia, entre outros equipamentos. "Um dos diferenciais deste projeto é a pista onde será possível, também, passear de trator, atividade pensada para valorizar a característica agrícola do bairro Quarta Linha. A pedido da comunidade, foram preservados o campo, a sede, os vestiários e o Centro Comunitário já existentes na área", destacou a arquiteta do Cegeo da Unesc, Maria Fernanda Laureano.
Colaboração: Janine Limas/Prefeitura de Criciúma