Com sede na comunidade de Vila Nova, interior de Santa Rosa do Sul, o Instituto Federal Catarinense (IFC) tem atuado em parceria com a administração municipal de Santa Rosa do Sul na busca por ações que alavanquem o desenvolvimento local através de obras de infraestrutura. Na última quarta-feira, 9 de março, prefeito Almides Roberg da Rosa e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Geovano Cândido Gomes, estiveram reunidos com o diretor da instituição, Jorge Luis de Souza Mota. Entre as pautas, possibilidade da retomada de uma linha de ônibus até a localidade.
Mais que uma necessidade, ter uma linha que faça o transporte coletivo entre a sede do município de Santa Rosa do Sul e a comunidade de Vila Nova, onde se encontra o campus do IFC, é também uma reivindicação feita tanto por moradores quanto por profissionais e alunos da instituição. Como o atual concessionário não demonstrou interesse em voltar a disponibilizar o serviço, governo do município e direção do Instituto conversaram a respeito de uma possível alternativa para o problema. “Representantes de uma empresa de transporte nos procuraram e se disponibilizaram em colocar um veículo para essa linha, desde Balneário Gaivota, passando por Sombrio e indo até a Vila Nova. Há essa necessidade da população, então, estamos conversando e estudando a legalidade pra que esse transporte volte a ser ofertado aos usuários”, explica prefeito Almides.
De acordo com o diretor do IFC, com o retorno das atividades presenciais, pais de alunos e profissionais da instituição relataram a falta que faz o serviço de transporte. “Ter novamente esse serviço seria benéfico a muitos usuários, tanto do Instituto quanto moradores de Vila Nova e de outras comunidades”, afirmou.
Com a afirmação de que existe a demanda, nas próximas semanas o governo municipal deve apresentar um retorno a respeito da legalidade da prestação do serviço de transporte pela empresa interessada.