Mais de 10 mil criciumenses estão acamados, são portadores de necessidades especiais ou são pacientes com câncer. Por causa da impossibilidade ou dificuldades de locomoção até uma unidade de saúde, a Secretaria de Saúde do município vai adquirir sete consultórios odontológicos portáteis para tratamentos básicos. O atendimento que era feito em um consultório, poderá ser feito pelo dentista na casa do próprio paciente.
A ordem autorizando o início do processo licitatório para a compra dos equipamentos foi assinada na manhã desta segunda-feira (14), pelo prefeito em exercício, Ricardo Fabris. "Isso além de ser uma novidade para Criciúma, é uma novidade para toda a região. Além de inovar no tratamento dentário nós vamos nos aproximar do paciente que não pode ir até a unidade de saúde", afirmou Fabris. O edital do processo licitatório agora será elaborado para, posteriormente, ser publicado.
Segundo a secretária de Saúde, Francielle Gava, todo atendimento odontológico básico, como avaliação, restauração, limpeza e remoção de tártaro poderá ser realizado. "Nós vamos adquirir sete maletas que serão disponibilizadas para cada distrito da cidade, inovando e modernizando assim a saúde bucal do município", relatou.
Além do consultório odontológico portátil, também serão adquiridos quatro lasers de alta e baixa potência que aceleram a cicatrização, agindo em processos inflamatórios e no auxílio de tratamentos oncológicos. "O laser terapia vai ajudar paciente antes, durante e depois do tratamento neoplásico, prevenindo infecções bucais que podem agravar ainda mais o estado de saúde das pessoas atendidas", explicou a secretária.
Outro diferencial que a Secretaria da Saúde passará a oferecer é o aparelho de analgesia inalatória, muito utilizado por pacientes com necessidades especiais, crianças e também pacientes fóbicos. Através do óxido nitroso, que é inalado pelo paciente, é possível, então, que o dentista faça os procedimentos necessários.
Os dois aparelhos de raio X portáteis garantirão uma melhor qualidade de imagem radiográfica, pois fornecem uma emissão constante e mínima de radiação em relação aos aparelhos tradicionais e são de fácil transporte para o uso no atendimento domiciliar.