O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira, 27, mudanças no calendário oficial de Criciúma. Pontos facultativos como o feriado de Carnaval, Dia do Servidor Público e Dia dos Professores foram cancelados, gerando críticas por parte da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Siserp) municipal, Jucélia Vargas.
“Não vai ter Carnaval, portanto não vai ter feriado. Aliás, uma vergonha né, nunca deveria ter que parar uma nação por causa do Carnaval, então não vai ter. É para trabalhar mesmo, para colocar o serviço em dia. Outra questão é o dia do servidor público, não vai ter feriado, será no dia primeiro de maio [Dia do Trabalhador] como todos os outros. Somos todos trabalhadores”, ressaltou o prefeito, em vídeo divulgado em suas redes sociais.
A presidente do Sindicato alega que o prefeito não compreende a importância do Carnaval para a cultura e economia brasileira, ao tratar o feriado da forma como foi dita no vídeo. Jucélia ainda defende a importância do servidor público para que os projetos municipais acabem, de fato, sendo executados.
“Se o servidor resolver cruzar os braços, o que o prefeito tem no papel vai ficar no papel. Tratar o dia do servidor público dessa forma é não compreender a importância deles para que os projetos saiam do papel”, pontuou.
Segundo Jucélia, o calendário escolar municipal já tratava o dia do servidor público como um dia de ano letivo comum para as escolas. Sendo assim, os professores aderiam ao ponto facultativo somente no próprio Dia dos Professores, assim como no Dia do Trabalhador, cumprindo a quantidade de aulas necessárias.
“O Dia do Professor é um dia para se olhar para os professores e para a educação como um todo. Para dar a devida importância a uma profissão que acaba sendo formadora de tantas outras”, comentou Jucélia.
No vídeo, Salvaro ainda destaca que o cancelamento dos pontos facultativos de 2021 também é decorrência dos ocorridos no ano passado. “Precisamos produzir ainda mais neste ano para compensar aquilo que a gente não produziu no ano passado, em 2020. Vamos trabalhar, vamos vencer a crise com trabalho”, afirmou o prefeito.