Uma promessa do Governo do Estado com os moradores de Tubarão foi cumprida nesta terça-feira, 01. O Presídio Feminino foi fechado e as detentas transferidas para outras unidades prisionais de Santa Catarina. “A estrutura era muito antiga e inadequada. Essa era uma promessa do Estado que agora foi cumprida. As presidiárias foram transferidas e, com isso, conseguimos desativar o presídio”, explica Leandro Lima, secretário de Justiça e Cidadania.
Ele destaca também que o local onde está a prisão deverá voltar para o município. “Não iremos realizar reformas. Vamos fechar. Hoje temos no Estado vagas suficientes para atender a demanda”, ressalta. Com a inauguração de um novo em Joinville, o Estado terá 300 vagas em aberto para o Sistema Prisional.
Novas unidade no sul catarinense
Lima comentou sobre a questão da construção de um presídio em Imaruí. “Ainda está na justiça, o terreno é do Estado e ainda queremos sim fazer algo ali”, diz. Sobre mais uma unidade no extremo sul catarinense - a Penitenciária Industrial de Araranguá - ele informa que um edital está em aberto para a realização das obras. “O Edital está em aberto e esperamos que as obras comecem no primeiro semestre deste ano. Serão mais 690 vagas”, conclui.