Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Previsão adverte: pancadão pode se repetir

Segundo o climatologista Homero Haymussi, o fenômeno desta terça pode passar de novo pela região na quarta-feira

Por Redação Criciúma, SC, 15/01/2019 - 18:33 Atualizado em 15/01/2019 - 18:40
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi um susto. Conforme se previa - e a Epagri/Ciram vinha alertando - o tempo virou e com força na tarde desta terça-feira. As nuvens carregadas chegaram depois das 16h30min e o calor forte - a temperatura chegou a 35,5 graus às 15h31min em Criciúma - o temporal chegou com tudo. E isso pode se repetir amanhã.

"Pode acontecer sim. Hoje não. Hoje tem um núcleo forte se aproximando de Nova Veneza e outro núcleo forte entre os balneários Arroio do Silva e Rincão. E outro em Sombrio", alerta o climatologista Homero Haymussi.

O calor forte foi a causa principal do pancadão. "O calor foi no estado inteiro. Fez 36,5 graus aqui na planície. O calor sempre inspira isso. E amanhã não será diferente. O calor vai ser mais intenso que hoje. Para quem gosta de calor, vai fazer perto de 40 graus".

Haymussi destaca que há outro componente importante na previsão de possíveis e novas pancadas. "Há sim um outro componente interessante e preocupante, amanhã tem uma frente fria que está se deslocando do Rio Grande do Sul e provavelmente pegue carona na instabilidade do fim da tarde de amanhã", observa.

Houve queda de granizo em alguns pontos da região durante o temporal. "Tem indicativo de granizo entre Cocal do Sul, Criciúma, Içara e Morro da Fumaça", confirma. E houve raios também, sem registro de estragos. "Vai ser uma noite tranquila para dormir, mas não dá para abrir a guarda pois amanhã tem encrenca de novo", destaca.

A previsão indica queda de temperatura na quinta-feira. "Na quinta-feira cai bastante a temperatura, chuvisco e garoa. Sexta sobe para 34 graus sem chuva e sol entre nuvens. No sábado as temperaturas ficam mais baixas, no domingo também, idem na segunda. Só na terça volta a subir acima dos 30 graus", detalha o climatologista.

Ainda não há atualização da quantidade de chuva que caiu nesta tarde. Nos índices iniciais, apontou-se 53mm em Urussanga, 16 em Içara, 12 em Forquilhinha e Criciúma. "Mas essa totalização dos mapas da Epagri tem uma defasagem". Houve vento mais intenso em Araranguá, com 63km/h. Em Criciúma chegou a 55km/h.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito