Com o uso de uma tecnologia apurada, policiais rodoviários federais especializados na análise de sinistros de trânsito seguem apurando as causas e circunstâncias do acidente que envolveu 25 veículos, no dia 06 de abril, na BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Na ocasião, um caminhão-tanque carregado com etanol tombou e explodiu, provocando um incêndio de grandes proporções que deixou cinco pessoas feridas.
Uma equipe de peritos de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retornou ao Morro dos Cavalos, nesse sábado (12) para utilizar um scanner tridimensional — equipamento que registra digitalmente a geometria da pista e do entorno. As informações obtidas com o escaneamento, somadas a vestígios colhidos no dia do acidente, filmagens, arquivos de videomonitoramento, documentação e depoimentos, vão auxiliar na reconstrução da dinâmica e da cronologia do evento.
Entre o material que está sendo analisado pela equipe de especialistas da PRF estão imagens aéreas produzidas pela PRF, assim que o fogo foi apagado. Policiais sobrevoaram a área com um drone para preservar com precisão o posicionamento dos veículos antes de qualquer interferência externa.
Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos dos policiais e a publicação do laudo pericial de trânsito da PRF.
Veja o vídeo e as fotos cedido pela concessionária Arteris, mostrando o veículo passando a 57 km/h segundos antes do acidente: