Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primavera que vai, verão que chega

A mudança da estação, hoje à noite, vem em tempos de instabilidade. Sensação térmica foi de 47,2°C

Por Redação Criciúma, SC, 21/12/2018 - 08:58
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por Denis Luciano / Fágner Santos

O humor do clima não anda dos melhores. Cada tarde tem terminado com  um temporal. Os pancadões chegaram antes do verão, que começa oficialmente hoje, às 20h22min. “Essas pancadas serão cada vez mais fortes e constantes”, adverte o climatologista Homero Haymussi. Mas o calor não vai deixar por menos. O verão promete ser quente para a alegria de quem curte as temperaturas elevadas da estação. “No geral, será assim”, confirma Haymussi. “Daqui para a frente, vai ser calor e mais calor”.

Ontem foi um dia característico. O abafamento começou logo cedo. A temperatura mínima da quinta-feira, 20,5°C, foi registrada logo às 6h08min. Indicativo do que estava por vir. No começo da tarde, a sensação térmica alcançou 47,2°C, às 12h47min. Oficialmente, a temperatura máxima chegou a 36,4°C, isso às 14h31min. A essa altura, porém, o indicativo era de que uma virada estava por vir.

E ela veio. Eram 15h16min quando, em Criciúma, já eram vistas nuvens ameaçadoras no horizonte. Fazia 35,1°C. Não muito longe, no Balneário Rincão, o vento forte acusava. Mais 20 minutos e, sob chuva, Criciúma havia recuado seus termômetros para 27,4°C. Mais dez minutos e, às 15h46min, a temperatura chegava a 25,1°C. Outros 20 minutos e, com 23,9°C, a surpreendente constatação: a forte pancada, com chuva intensa e vento, fazia a temperatura recuar 11,2°C em apenas 50 minutos.

“As máximas serão, em média, entre 28°C e 31°C”, sinaliza Haymussi, projetando as próximas semanas de verão. “Em áreas mais afastadas do litoral, os termômetros vão marcar entre 34°C e 37°C. Claro que em alguns dias poderemos ter algo ainda mais elevado”, complementa o climatologista. As mínimas no período oscilarão entre 17°C e 23°C. 

Mar dos bons

Os banhistas terão muitas razões para comemorar. A água do mar tende a estar quente no litoral sul. O vento nordeste deve, porém, continuar marcando presença, como é tradição. “Ontem (quarta-feira) soprou vento sul, então o mar estava mais calmo”, sinaliza Haymussi. “Já hoje (quinta-feira) o vento nordeste agitou tudo”, explica. 

O verão vai até as 18h57min de 20 de março de 2019.

Granizo, árvores no chão e falta de luz

Os poucos minutos da forte chuva de ontem à tarde foram suficientes para deixar 19,2 mil unidades consumidoras sem energia elétrica entre Lauro Müller e Passo de Torres. Balneário Gaivota, com 10 mil pontos, foi o município mais impactado. No auge da falta de energia, houve 3,9 mil em Criciúma, 2,5 mil em Araranguá e 2 mil unidades em Nova Veneza sem fornecimento.

“Tudo por conta de descargas elétricas dos temporais”, confirma o gerente técnico da Celesc em Criciúma, engenheiro Jânio Canela. “Houve muitas quedas de árvores em fiações”, cita o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. Um caso desses, no Bairro Próspera, em Criciúma, foi em uma obra. “Tinha uma equipe trabalhando ali e, com o vento repentino, um poste próximo caiu”, conta Canela. Não houve ferido e logo o sistema foi restabelecido.

Em Içara, mais de 600 unidades atendidas pela Celesc no Bairro Vila Nova também ficaram sem energia durante o temporal. “Houve ainda pontos de alagamentos em áreas mais baixas, como na descida da Rua Álvaro Catão em Criciúma”, relata Rosinei. “Criciúma e Içara foram as cidades mais atingidas. Uma árvore caiu sobre uma casa em Içara, sem feridos”, completa o representante da Defesa Civil. No Balneário Arroio do Silva, houve queda de granizo.

“A chuva é normal do período. O esperado é que tenhamos um acumulado de verão entre os 130 e os 230 milímetros”, calcula o climatologista Homero Haymussi. “Caso o El Niño entre em atividade em janeiro, a intensidade e quantidade das chuvas pode ser ligeiramente maior”, conclui.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito