Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Primeiro filhote de baleia-franca é registrado na região

O filhote foi avistado acompanhando da mãe, na Praia da Ibiraquera, em Imbituba

Por Redação Imbituba, SC, 30/06/2021 - 17:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O primeiro filhote de baleia-franca em Santa Catarina nesta temporada reprodutiva foi registrado pela equipe do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis. O filhote foi avistado acompanhando da mãe, na Praia da Ibiraquera, em Imbituba.

A análise das imagens captadas com auxílio de um drone pela equipe do projeto permitiu observar o tamanho pequeno do animal em relação à mãe, a coloração acinzentada e o comportamento, indicativos de que se trata de um filhote com poucos dias de vida.

A temporada 2021 iniciou cedo, com o primeiro registro da chegada das baleias-franca ocorrido no dia 12 deste mês, e a presença de filhotes normalmente é observada a partir da segunda quinzena de julho.

“Estas imagens de drone são importantes, pois a partir delas conseguimos observar melhor alguns aspectos comportamentais das baleias, reconhecer filhotes recém-nascidos, além de realizar a fotoidentificação individual dos primeiros animais que chegam à região, o que sem o drone não seria possível”, relata Eduardo Renault, Gerente do ProFRANCA/Instituto Australis.

Baleias Catalogadas

A identidade das primeiras baleias-franca registradas na temporada no dia 12 de junho, já foi analisada. Tratavam-se de duas fêmeas, que já haviam sido catalogadas pela instituição em anos anteriores. De acordo com Karina Groch, Diretora do Projeto, “a baleia mais antiga é a de número B523, que foi catalogada em 2008, reavistada em 2012 e 2018, quando estava com um filhote. A segunda baleia é a B577, que foi catalogada em 2013, e reavistada em 2016, e nas duas oportunidades estava com filhote. Com isso, já podemos inferir que as duas baleias possivelmente estejam grávidas, e quem sabe conseguimos reavistá-las com filhote nas próximas semanas”.

Em 2021, a equipe do ProFRANCA espera receber a visita de baleias-franca que estiveram no Brasil em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada três anos O registro da baleia B523 já confirma esta expectativa. De acordo com Eduardo Renault, Gerente do ProFRANCA, “a temporada 2018 foi recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil, mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão no sentido de saber se este ano o recorde irá se repetir. A partir de julho iremos iniciar varreduras semanais ao longo da região, mas o monitoramento terrestre diário de pontos fixos com auxílio dos estagiários terá início somente em agosto, onde poderemos obter mais informações sobre a ocorrência da espécie na região e aí sim poderemos traçar hipóteses sobre o andamento desta temporada reprodutiva”, acrescenta Eduardo.

Monitoramento terrestre

Neste ano, o monitoramento terrestre do Projeto ProFRANCA será realizado em 15 praias no sul de Santa Catarina. Esse monitoramento terá auxilio de 15 estagiários que chegarão em Imbituba a partir da terceira semana de julho. Todos vão participar de um treinamento de duas semanas para dar início ao monitoramento sistemático.

Este esforço de monitoramento só é possível através do patrocino Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e da parceria do Projeto com pousadas e hotéis da região, bem como uma nova parceria que está sendo iniciada com a Prefeitura do município de Palhoça.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito