Às 10h da manhã desta segunda-feira (24), será inaugurado o primeiro laboratório de captura de CO2 da América Latina. O evento contará com a participação do vice-governador Eduardo Moreira e o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho. O laboratório utiliza tecnologia própria e está instalado no Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc.
Thiago Aquino Engenheiro Químico e Coordenador do Projeto de Captura de CO² da Satc explica que a ideia é incentivar as pesquisas aplicadas na área. “O projeto é pioneiro a nível nacional. A iniciativa é do setor carbonífero, que está buscando tecnologias para abater o co2 para garantir a permanência no setor energético”, conta.
Aquino esclarece que são dois processos: um de absorção e um de desprendimento. “O CO2 pode ter duas finalidade. Pode ser aprisionado em minas desativadas. Ou, dependendo do grau de pureza, será reutilizado e disponibilizado para uso industrial. Essa ideia inicial de reaproveitá-lo é de baixo custo. A intenção é que a partir da metade do ano que vem essa ideia esteja rodando”, revela.